8.9.04

Arrumações de Setembro & Os achados

"Estamos em Setembro e por isso fazemos arrumações.. Pra fechar o Verão, pra começar as aulas.. pra pôr tudo em ordem." (by: mamã)

O melhor das Arrumações de Setembro (A.d.S.) são os Achados. Os Achados são coisas, papéis, objectos que encontramos e que não víamos há muito tempo. A sua característica principal (para além do pó sobre si depositado) é o facto de contarem histórias e terem algum valor sentimental.

A meio das minhas A.d.S. encontrei uma lista com palavras esquisitas. A sua existência prende-se com o facto de eu ter tentado ler um livro demasiado complexo p'ra' minha cabecinha. É óbvio que não o acabei. Ter de ir ao dicionário de duas em duas páginas dava comigo em louca. Eles é que perdem..Fizessem coisas mais fáceis!..

Passo a transcrever:

Licantropia - doença mental que leva o doente a pensar que é um lobo.
Decúbito (esta até era fácil) - posição de quem está deitado.
Supino - deitado de costas, virado para cima.
Prono - dobrado para a frente.
Pérfida (esta também era fácil)- que falta à sua fé ou palavra, traidor, desleal, infiel.
Pária - indiano sem casta, privado de todos os direitos religiosos/sociais, indivíduo da mais baixa condição social, desprezado por todos, hilota (hilota?!)
Hermenêutica - disciplina filosófica que tenta fixar os critérios de interpretação dos actos humanos em geral.
Alercação - (não encontrado).

Pergunto-me a mim mesma, "Gwenzinha, que tipo de pessoa és tu pra tentar ler um livro com palavras como pária?"

Um abraço, súbditos.

0 comments: